Viva a vida! Relaxe e tire uma férias! Escolha o local:

11 outubro 2016

Conheça a APA de cairuçu e ajude a conservá-la!

Senhores internautas

  O Brasil possui 07 biomas (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata atlântica, Pampa, Pantanal e Marinho) e dentro destes biomas possuímos 326 unidades de conservação ambiental federal. Dentro destas unidades está a APA (área de proteção ambiental) do cairuçu, uma unidade conservação federal, situada dentro do bioma Marinho costeiro, ocupando parte da mata atlântica, no Estado do Rio de janeiro, próximo a Paraty.
 Todas as unidades são de extrema importância para a conservação das espécies da flora e da fauna, como também da riqueza hídrica e mineral, mas destaco em questão esta unidade por ser um local de enorme beleza natural, grandes riquezas naturais, berço histórico de comunidades indígenas,caiçaras e quilombolas, local de rara beleza e diversidade cultural, artística e de variedade genética.
 A APA Cairuçu foi criada em 27 de novembro de 1983, pelo decreto (Dec nº 89.242 de 27 de dezembro de 1983), pelo então presidente da república João Figueiredo, possibilitando a conservação desta área de aproximadamente 32.610,4600 hectares e 63 ilhas, com toda sua biodiversidade.
 A unidade é administrada pelo ICMBIO e recebe verba do governo federal para seu funcionamento, mas atualmente, devido a crise econômica e a grande procura do local por turistas, especuladores imobiliários, invasores de terra, caçadores e pescadores não autorizados, tem colocado esta região e toda sua riqueza natural em perigo.
 O ICMBIO dispõe de uma lista de espécies em extinção, conforme a lista abaixo:
Lista de Espécies Ameaçadas protegidas nesta Unidade de Conservação
Gavião-pomba - Leucopternis lacernulatus
Muriqui-do-sul - Brachyteles arachnoides
Sagüi-da-serra-escuro - Callithrix aurita
Gato-do-mato - Leopardus tigrinus
Tartaruga-verde - Chelonia mydas
Coral-de-fogo - Millepora alcicornis
Caneleirinho-de-chapéu-preto - Piprites pileata
Bagre - richogenes longipinnis
Apuim-de-costas-pretas - Touit melanonotus
Águia-cinzenta - Harpyhaliaetus coronatus
Fonte: ICMBIO

  A principal via de acesso a esta unidade é a BR 101(Rio-Santos), ligando o Estado Rio de Janeiro e São Paulo, pelo mar e pelo espaço aéreo, facilitando a fiscalização pelos órgãos ambientais, como MPF, Polícia Federal, Ibama, Inea e demais órgãos municipais, mas também facilita a chegada de pessoas mal intencionados ou mal preparadas para respeitar o meio ambiente.
 Endereço da sede do ICMBIO na cidade de Paraty: Rua 8, casa 03 – Sede do Ibama, Portal de Paraty -CEP: 23.970-000
TELEFONE: (24) 3371-1400, onde podem procurar maiores informações a respeito desta APA e ou fazer denúncias relativos ao assunto.
  O turismo na região está crescendo muito nos últimos tempos, principalmente nas cidades de Paraty e trindade, por parte de pessoas vindas de todo o planeta, atraindo geração de renda para os moradores locais, mas ao mesmo tempo aumentando os riscos de depredação e poluição dos meios naturais.
 Precisamos criar uma mentalidade de preservação nas gerações atuais e nas futuras, através de campanhas de conscientização pelos meios de comunicação, possibilitando um aumento na qualidade de vida dos habitantes da terra e em harmonia com toda a biodiversidade.
 O Brasil, desde seu descobrimento em 1500, vem sofrendo drasticamente com a forma explorativa do espaço natural e destruição de todo o ecossistema.
 Precisamos salvar o planeta enquanto é tempo, começando com pequenas ações em nossa rotina diária, como redução de consumo de combustíveis fósseis, menor consumo de produtos tóxicos ao meio ambiente, priorizando produtos naturais, não adquirindo animais e plantas silvestres e denunciando crimes ambientais através dos canais de comunicação.
Canais de denúncias de crimes ambientais:
Fonte:
http://www.icmbio.gov.br/portal/
http://www.inea.rj.gov.br/
http://www.ibama.gov.br/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mata_Atl%C3%A2ntica#Conceito
Por:
Leonardo Silva
Repórter Cidadão Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário