Venho alertar a população brasileira e até internacional acerca de um problema ambiental que vem ocorrendo na costa marítima do nosso país e que tem colocado as autoridades em alerta! Nossa fauna e flora vem sofrendo cada dia mais, com a ação humana, através da caça e pesca predatória, da poluição jogada no ar e nas águas.
Muitas espécies da biodiversidade de nosso planeta já desapareceram e muitas ainda estão sob ameaça de extinção. Com base nesta perspectiva, surgiram muitas leis para defender e preservar este bioma, mas muitas pessoas e empresas insistem em colocar em risco o meio ambiente.
A lei federal 9.605 de 12 de fevereiro de 1998 prevê os tipos de crimes contra o meio ambiente e suas sanções penais e administrativas (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9605.htm), observando ainda a legislação estadual e municipal.
A lista das espécies da fauna brasileira ameaçados de extinção encontra-se no site do ICMBIO (http://www.icmbio.gov.br/portal/faunabrasileira/lista-de-especies), onde podemos conferir aqueles que sofrem o risco de desaparecem por completo. Tendo em vista esta ameaça, os órgãos de fiscalização ambientais, os legisladores e as ONG vêem trabalhando com o intuito de criar regras que garantam a preservação do meio ambiente e toda a fauna e a flora.
Dentro deste contexto de ameaças encontramos uma espécie da fauna brasileira que está na lista dos 10 mais ameaçados de extinção, o boto-cinza que vive nas águas marinhas na baía de sepetiba.
Onde fica:
![]() |
Baía de Sepetiba |
Maiores detalhes da Baia de Sepetiba: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ba%C3%ADa_de_Sepetiba#Bibliografia
Esta espécie animal vem sofrendo todo tipo de ameaça por parte dos seres humanos, como a poluição despejada no mar vindo de esgoto, construção de empreendimentos a beira mar como condomínios, portos, atividades petrolíferas, atividade turística e ainda a pesca predatória.
Com o intuito de levar a conhecimento do público, este grave problema ambienta, o MPF em parceria com outros órgãos ambientais lançou a campanha #SALVEOBOTO , no site do MPF http://www.mpf.mp.br/rj/sala-de-imprensa/noticias-rj/campanha-salveoboto-e-abracada-por-angra-dos-reis-rj-e-redes-sociais
onde você confere a campanha e as ações que já foram tomadas para amenizar os efeitos catastróficos deste crime ambiental.
O instituto do boto-cinza localizado em mangaratiba-RJ é uma ONG que vem lutando pela conservação do boto-cinza e do ecossistema marinho deste local, onde os visitantes podem conhecer o museu do boto e aprender sobre este animal e suas peculiaridades. Confira em: http://www.institutobotocinza.org/ajude-o-boto
Faça sua parte: conheça a campanha! Doe para esta ONG que luta pela preservação dos botos-cinzas!
E aproveite para conhecer as belezas da costa verde!
Sites e contatos dos principais órgãos de fiscalização ambiental:
- MPF: http://www.mpf.mp.br/para-o-cidadao/sac/quem-somos
- Endereço/telefone de contato do MPF mais próximo: http://www.transparencia.mpf.mp.br/atuacao-funcional/localizacao-das-unidades-do-mpf
- IBAMA: http://www.ibama.gov.br/
- Endereço/tel do IBAMA mais próximo: http://www.ibama.gov.br/acesso-a-informacao/unidades-do-ibama
- Tel para denúncia no IBAMA: 0800-618080
- INEA: http://www.inea.rj.gov.br/Portal/MegaDropDown/Institucional/FalecomoINEA/index.htm&lang=
- Policia militar: 190
Se você souber de algum crime ambiental, em sua cidade procure o órgão ambiental mais próxim0o e denuncie, evitando assim que nossos animais e plantas sofram com falta de cuidados necessárioas a preservação da vida.
Lembre-se: "Todos nós fazemos parte do mesmo ecossistema, portanto não podemos ignorar os fatos!" Lute pela vida e pela preservação do planeta!
POR: LEONARDO SILVA
REPÓRTER CIDADÃO BRASILEIRO
POR: LEONARDO SILVA
REPÓRTER CIDADÃO BRASILEIRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário