Viva a vida! Relaxe e tire uma férias! Escolha o local:

20 outubro 2016

Conheça o sapinho narigudo de barriga vermelha

Conheçam o sapinho narigudo da barriga vermelha:
Esta espécie encontra-se em perigo de extinção, de acordo com a classificação do ICMBIO, tendo em vista a degradação do meio ambiente onde esta e outras espécies vivem.
Conheça mais detalhes deste animal:
Nome popular: sapo narigudo da barriga vermelha
Nome cientifico: elanophryniscus dorsalis
Grupo taxonômico: anfíbio
Alimentação: formigas e cupins
Habitat: Mata atlântica
Período de reprodução: reprodução explosiva, que ocorre em períodos de chuva intensa, entre os meses de setembro e abril.

Conheça a lista de risco de extinção da fauna brasileirahttp://www.icmbio.gov.br/portal/faunabrasileira/avaliacao-do-risco-de-extincao?limitstart=0

Fonte das informações: http://www.icmbio.gov.br/

Por: Leonardo Silva
        Repórter cidadão brasileiro

Previna-se do golpe da Piramide financeira

Cartilha do MPF informa como identificar e se proteger contra o golpe da pirâmide financeira
Publicação foi idealizada em razão do aumento do número de vítimas do golpe em todo o país
A Câmara Criminal do Ministério Público Federal (MPF), por meio do Grupo de Trabalho de Crimes Financeiros, lançou a cartilha “O MPF de Olho nas Pirâmides Financeiras: saiba como distinguir um investimento financeiro de um golpe”. O objetivo da publicação é informar o cidadão para que ele possa reconhecer e se proteger contra esse tipo de golpe.
A cartilha mostra que as pessoas têm dificuldades para identificar as pirâmides porque elas se apresentam disfarçadas de um investimento idôneo e lucrativo, normalmente vinculado à aquisição de um produto ou serviço. Uma das orientações é ter cautela com ofertas que prometem ganhos por meio do crescimento contínuo de recrutamento de novos membros, em vez de vendas.
Segundo a cartilha, muitos golpes financeiros são camuflados em estrutura similar ao Marketing Multinível - modelo de negócios lícitos de venda de produtos ou serviços por meio de distribuidores -, na tentativa de captar investidores. Nessa atividade, os agentes que promovem bens de consumo ou serviços, de forma alternativa aos investimentos tradicionais em publicidade, são premiados com bônus.
De acordo com a coordenadora do GT Crimes Financeiros, procuradora da República Karen Kahn, a modalidade é considerada ilegal por vender a falsa promessa de um bom investimento, mostrando-se apenas vantajosa enquanto atrai novos investidores. Assim que acaba a entrada destes, o esquema, que não tem como cobrir os retornos prometidos, entra em colapso”.
Segundo ela, quanto mais tarde o associado entra no esquema, maiores são as chances de ele não conseguir recuperar o investimento, pois os recursos são utilizados para pagar e atrair outros investidores. “O consumidor deve ficar atento com a proliferação desses esquemas por meio da internet e das redes sociais e com promessas de ganho de muito dinheiro, sem ter que vender um produto ou serviço real”, alerta a procuradora.
A publicação também apresenta dicas práticas, consequências dos golpes e legislação sobre o tema.
O cidadão que quiser denunciar casos de pirâmides financeiras precisa acessar o site do MPF da sua região e entrar em contato por meio dos canais de atendimento ao cidadão ou denúncia.
Casos de pirâmide – Um exemplo recente de pirâmide financeira que atraiu investimentos de mais de um milhão de pessoas em diversos estados do Brasil foi chamado Sistema Bom (BBOM). A empresa se anunciava como fornecedora de rastreadores de veículos por meio de pagamento de valor mensal. Na prática, porém, os participantes se associavam por meio de taxa de cadastro e de adesão, que variava conforme o plano escolhido. Em seguida, se comprometiam a trazer novos associados (por conta de promessa de maior remuneração) e a pagar taxa mensal. O esquema foi denunciado pelo MPF em São Paulo e em Goiás.
A atuação da empresa Telexfree, que vendia planos de minutos de telefonia pela internet (VoIP), serviço semelhante ao Skype, também foi caraterizada como pirâmide financeira pelo Ministério Público do Acre e denunciada à Justiça.
A empresa tinha como foco o recrutamento de pessoas e a captação de seus recursos para futura apropriação e desvio, sob a falsa promessa de investimentos em uma sustentável e promissora empresa de telefonia via internet. No país inteiro, estima-se que um milhão e meio de usuários faziam parte do negócio.
Confira a íntegra da cartilha.

Fonte: Site do MPF

Comentários: todos devem ficar atentos a todo tipo de oferta de trabalho, emprego, investimento ou outro tipo de associação que cobre um determinado valor para ingresso e estimule a entrada de novos associados ao esquema com promessas de lucro e promoção em níveis de hierarquia. Leia a cartilha elaborado pelo MPF e previna-se deste tipo de golpe e que constitui um crime.

Por: Leonardo Silva
        Repórter cidadão brasileiro

19 outubro 2016

Confiram as ofertas do dia:

Confiram as ofertas do dia:

Lojas Americanas: https://goo.gl/X4jjiK



As melhores marcas e os menores preços!

As ofertas são válidas através dos links acima

Justiça Federal determina prisão de Eduardo Cunha a pedido da força-tarefa Lava Jato

Na tarde desta quarta-feira, dia 19 de outubro, a Polícia Federal cumpriu o mandado de prisão preventiva contra o ex-deputado federal Eduardo Cunha, cassado em 12 de setembro pelo plenário da Câmara dos Deputados por quebra de decoro parlamentar. A ordem de prisão foi expedida pelo juiz federal Sergio Moro, da 13.ª Vara Federal de Curitiba, que atendeu o pedido formulado pela força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF) em Curitiba. Os procuradores sustentaram que a liberdade do ex-parlamentar representava risco à instrução do processo, à ordem pública, como também a possibilidade concreta de fuga em virtude da disponibilidade de recursos ocultos no exterior, além da dupla nacionalidade (Cunha é italiano e brasileiro). Continue lendo em: http://www.mpf.mp.br/pr/sala-de-imprensa/noticias-pr/justica-federal-determina-prisao-de-eduardo-cunha-no-caso-lava-jato

Fonte: site do MPF

Saiba mais informações de Eduardo cunha em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Eduardo_Cunha

Comentários: o MPF em parceria com o Juiz Federal Sérgio Moro e a Polícia Federal cumprem mais uma ação da operação Lava-jato. Vamos aguardar o trâmite judicial para sabermos o resultado desta operação. O povo brasileiro aguarda ansiosamente o deslanchar de todo este processo de moralização da política brasileira.

Por: Leonardo Silva
        Repórter Cidadão Brasileiro


MPF cobra recuperação de ilha explorada comercialmente em Paraty (RJ)

O Ministério Público Federal (MPF) se contrapôs aos recursos dos sócios do restaurante Kontiki, que funcionava na Ilha Duas Irmãs, em Paraty. Eles foram condenados no ano passado a demolir a construção, sob pena de multa diária de R$ 1 mil, a reparar o dano ambiental causado e a pagar uma indenização de R$ 100 mil por danos morais coletivos para o Fundo Federal de Defesa dos Direitos Difusos (processo nº 20055111000272-2). Continue lendo em: http://www.mpf.mp.br/regiao2/sala-de-imprensa/noticias-r2/prr2-cobra-recuperacao-de-ilha-explorada-comercialmente-em-paraty-rj-1

Fonte: site do MPF/PRR2ª região
Comentários:
A intervenção Federal se faz necessário para garantir o equilibrio ambiental da região .

Localização da ilha: https://www.google.com.br/search?q=ilha+duas+irmas&ie=utf-8&oe=utf-8&gws_rd=cr&ei=f6IHWO_ROomjwgTn_5aICA#q=ilha%20duas%20irmas&tbs=lf:1,lf_ui:1,lf_pqs:EAE&rflfq=1&rlha=0&rllag=-23209734,-44689617,0&tbm=lcl&rldimm=12668629136723754822&gws_rd=cr


Por: Leonardo Silva       
        Repórter Cidadão Brasileiro

15 outubro 2016

Conheça as melhores e as piores cidades

Clique aqui e conheça as melhores e as piores cidades em qualidade de vida no Brasil segundo a revista exame.

Google lança aplicativo que checa a veracidade de noticias

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/10/google-anuncia-fact-check-recurso-checa-se-noticia-e-verdadeira-ou-falsa.html

11 outubro 2016

Conheça a APA de cairuçu e ajude a conservá-la!

Senhores internautas

  O Brasil possui 07 biomas (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata atlântica, Pampa, Pantanal e Marinho) e dentro destes biomas possuímos 326 unidades de conservação ambiental federal. Dentro destas unidades está a APA (área de proteção ambiental) do cairuçu, uma unidade conservação federal, situada dentro do bioma Marinho costeiro, ocupando parte da mata atlântica, no Estado do Rio de janeiro, próximo a Paraty.
 Todas as unidades são de extrema importância para a conservação das espécies da flora e da fauna, como também da riqueza hídrica e mineral, mas destaco em questão esta unidade por ser um local de enorme beleza natural, grandes riquezas naturais, berço histórico de comunidades indígenas,caiçaras e quilombolas, local de rara beleza e diversidade cultural, artística e de variedade genética.
 A APA Cairuçu foi criada em 27 de novembro de 1983, pelo decreto (Dec nº 89.242 de 27 de dezembro de 1983), pelo então presidente da república João Figueiredo, possibilitando a conservação desta área de aproximadamente 32.610,4600 hectares e 63 ilhas, com toda sua biodiversidade.
 A unidade é administrada pelo ICMBIO e recebe verba do governo federal para seu funcionamento, mas atualmente, devido a crise econômica e a grande procura do local por turistas, especuladores imobiliários, invasores de terra, caçadores e pescadores não autorizados, tem colocado esta região e toda sua riqueza natural em perigo.
 O ICMBIO dispõe de uma lista de espécies em extinção, conforme a lista abaixo:
Lista de Espécies Ameaçadas protegidas nesta Unidade de Conservação
Gavião-pomba - Leucopternis lacernulatus
Muriqui-do-sul - Brachyteles arachnoides
Sagüi-da-serra-escuro - Callithrix aurita
Gato-do-mato - Leopardus tigrinus
Tartaruga-verde - Chelonia mydas
Coral-de-fogo - Millepora alcicornis
Caneleirinho-de-chapéu-preto - Piprites pileata
Bagre - richogenes longipinnis
Apuim-de-costas-pretas - Touit melanonotus
Águia-cinzenta - Harpyhaliaetus coronatus
Fonte: ICMBIO

  A principal via de acesso a esta unidade é a BR 101(Rio-Santos), ligando o Estado Rio de Janeiro e São Paulo, pelo mar e pelo espaço aéreo, facilitando a fiscalização pelos órgãos ambientais, como MPF, Polícia Federal, Ibama, Inea e demais órgãos municipais, mas também facilita a chegada de pessoas mal intencionados ou mal preparadas para respeitar o meio ambiente.
 Endereço da sede do ICMBIO na cidade de Paraty: Rua 8, casa 03 – Sede do Ibama, Portal de Paraty -CEP: 23.970-000
TELEFONE: (24) 3371-1400, onde podem procurar maiores informações a respeito desta APA e ou fazer denúncias relativos ao assunto.
  O turismo na região está crescendo muito nos últimos tempos, principalmente nas cidades de Paraty e trindade, por parte de pessoas vindas de todo o planeta, atraindo geração de renda para os moradores locais, mas ao mesmo tempo aumentando os riscos de depredação e poluição dos meios naturais.
 Precisamos criar uma mentalidade de preservação nas gerações atuais e nas futuras, através de campanhas de conscientização pelos meios de comunicação, possibilitando um aumento na qualidade de vida dos habitantes da terra e em harmonia com toda a biodiversidade.
 O Brasil, desde seu descobrimento em 1500, vem sofrendo drasticamente com a forma explorativa do espaço natural e destruição de todo o ecossistema.
 Precisamos salvar o planeta enquanto é tempo, começando com pequenas ações em nossa rotina diária, como redução de consumo de combustíveis fósseis, menor consumo de produtos tóxicos ao meio ambiente, priorizando produtos naturais, não adquirindo animais e plantas silvestres e denunciando crimes ambientais através dos canais de comunicação.
Canais de denúncias de crimes ambientais:
Fonte:
http://www.icmbio.gov.br/portal/
http://www.inea.rj.gov.br/
http://www.ibama.gov.br/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mata_Atl%C3%A2ntica#Conceito
Por:
Leonardo Silva
Repórter Cidadão Brasileiro

06 outubro 2016

Ajude a salvar o boto-cinza enquanto é tempo!

  Prezados leitores


 Venho alertar a população brasileira e até internacional acerca de um problema ambiental que vem ocorrendo na costa marítima do nosso país e que tem colocado as autoridades em alerta! Nossa fauna e flora vem sofrendo cada dia mais, com a ação humana, através da caça e pesca predatória, da poluição jogada no ar e nas águas.
  Muitas espécies da biodiversidade de nosso planeta já desapareceram e muitas ainda estão sob ameaça de extinção. Com base nesta perspectiva, surgiram muitas leis para defender e preservar este bioma, mas muitas pessoas e empresas insistem em colocar em risco o meio ambiente.
  A lei federal 9.605 de 12 de fevereiro de 1998 prevê os tipos de crimes contra o meio ambiente e suas sanções penais e administrativas (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9605.htm), observando ainda a legislação estadual e municipal.
 A lista das espécies da fauna brasileira ameaçados de extinção encontra-se no site do ICMBIO (http://www.icmbio.gov.br/portal/faunabrasileira/lista-de-especies), onde podemos conferir aqueles que sofrem o risco de desaparecem por completo. Tendo em vista esta ameaça, os órgãos de fiscalização ambientais, os legisladores e as ONG vêem trabalhando com o intuito de criar regras que garantam a preservação do meio ambiente e toda a fauna e a flora.
  Dentro deste contexto de ameaças encontramos uma espécie da fauna brasileira que está na lista dos 10 mais ameaçados de extinção, o boto-cinza que vive nas águas marinhas na baía de sepetiba.
 Onde fica:
Baía de Sepetiba

Maiores detalhes da Baia de Sepetiba: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ba%C3%ADa_de_Sepetiba#Bibliografia

Esta espécie animal vem sofrendo todo tipo de ameaça por parte dos seres humanos, como a poluição despejada no mar vindo de esgoto, construção de empreendimentos a beira mar como condomínios, portos, atividades petrolíferas, atividade turística e ainda a pesca predatória.
 Com o intuito de levar a conhecimento do público, este grave problema ambienta, o MPF em parceria com outros órgãos ambientais lançou a campanha #SALVEOBOTO , no site do MPF http://www.mpf.mp.br/rj/sala-de-imprensa/noticias-rj/campanha-salveoboto-e-abracada-por-angra-dos-reis-rj-e-redes-sociais
onde você confere a campanha e as ações que já foram tomadas para amenizar os efeitos catastróficos deste crime ambiental.
 O instituto do boto-cinza localizado em mangaratiba-RJ é uma ONG que vem lutando pela conservação do boto-cinza e do ecossistema marinho deste local, onde os visitantes podem conhecer o museu do boto e aprender sobre este animal e suas peculiaridades. Confira em: http://www.institutobotocinza.org/ajude-o-boto

Faça sua parte: conheça a campanha! Doe para esta ONG que luta pela preservação dos botos-cinzas!
E aproveite para conhecer as belezas da costa verde!

Sites e contatos dos principais órgãos de fiscalização ambiental:
Se você souber de algum crime ambiental, em sua cidade procure o órgão ambiental mais próxim0o e denuncie, evitando assim que nossos animais e plantas sofram com falta de cuidados necessárioas a preservação da vida.

Lembre-se: "Todos nós fazemos parte do mesmo ecossistema, portanto não podemos ignorar os fatos!" Lute pela vida e pela preservação do planeta!

POR: LEONARDO SILVA
           REPÓRTER CIDADÃO BRASILEIRO

04 outubro 2016

Pagina no facebook

Curta, comente e compartilhe nossa pagina no facebook: https://www.facebook.com/reportercidadaobrasileiro/

01 outubro 2016

Expedição a praia do sono em Paraty-RJ

Digníssimos leitores!


Vamos tratar de um assunto muito importante neste artigo, que trata das desigualdades sociais em nosso país e que podem ser facilmente visíveis na arquitetura urbana das cidades.
 Como ilustração falarei de uma experiência que tive recentemente, no desempenho de minhas funções, procurando contextualizar a grave crise social que se instalou em nosso país.
 Nosso país possui um imenso território, com variações diversas de estruturas sociais, contrastando o visual de grandes condomínios de mansões e favelas.
 Nesta histórica e constante disputa social pela ocupação do solo, encontramos um caso polêmico, que passo a narrar desde já!
  Participei recentemente de uma expedição a Praia do sono, localizada na região entre Paraty e trindade no Estado do Rio de Janeiro, onde se situa uma pequena comunidade de pessoas, conhecidos como "caiçaras", um povo que segundo a história, foi a miscigenação de europeus, negros, índios e até chineses, que durante anos se instalaram neste local e iniciaram suas atividades.
  A comunidade que fica á beira da praia do sono e que deu origem ao nome, vive precariamente com os recursos naturais disponíveis no local, passando por inúmeras dificuldades como falta de apoio do governo para prover os meios necessários a educação e saúde básica.
Além destes problemas que narrei, passam por um grave problema de acesso a comunidade, pois o local é de difícil acesso, pois não possui estrada que dê acesso direto a vila, exprimidos entre o mar e a mata atlântica dentro da área de conservação ambiental de Cairuçu, só conseguem chegar ao local por uma trilha ou pelo mar.
 Esta trilha é muito estreita e oferece vários riscos a quem se aventurar, pondo em risco moradores e visitantes.
A outra opção oferecida é pelo mar, que mesmo assim, esconde grandes perigos, tendo em vista que ficamos a mercê das condições climáticas que podem mudar de uma hora para outra e das condições de funcionamento do pequeno barquinho que conduz os moradores de um lado para o outro.
 Próximo dali, se encontra o "condomínio Laranjeiras", um grande empreendimento, onde tudo parece, pertence a grandes empresários, que detêm um grande poder aquisitivo, claramente visível pela grandiosidade das mansões, pelo porte dos barcos ancorados próximos da costa, pelo vai e vem de carros importados dentro das instalações.
 Esta dificuldade de acesso a comunidade da praia do sono tem causado um grande conflito de interesses, de um lado uma classe de pessoas que possuem pouco ou nenhum recurso financeiro, baixo nível de escolaridade, pouca representatividade política para lutar por seus direitos e de outro um grande império, com suas mazelas, grandiosidades culturais e econômicas, gozando de todos os recursos financeiros a seu dispor.
 Esta luta de classes, gerou grandes conflitos e necessitou de intervenção federal para intermediar os interesses diversos, contando com o apoio do ministério público federal e do poder judiciário federal, contudo ainda há muita insatisfação de ambas as partes, pois um sempre dependerá do outro para uma convivência pacífica e harmoniosa.
 O povo da comunidade da praia do sono depende economicamente de atividades primitivas como a pesca, o artesanato local e mais recentemente vêem explorando o turismo como fonte de renda, mas mesmo assim passam por grande dificuldade econômica.
Deixo como referência o site http://www.praiadosono.com.br/ , onde pode conferir maiores detalhes desta comunidade e da paradisíaca praia do sono, bem como o site http://www.paratytrindade.com.br/ , onde podem conhecer as belezas naturais da região de Paraty e Trindade.
 O MPF ajuizou uma ação judicial em prol dos moradores e foi concedido aos moradores alguns direitos que permitirão o acesso a comunidade, passando pelo condomínio laranjeiras, ficando a cargo do mesmo a disponibilidade de transporte terrestre para condução dos moradores caiçaras até o cais de embarque e um barco para travessia da baía até o respectivo local da comunidade do sono.
 Porém, mesmo com todas esta disponibilidade, parece que o problema não está totalmente solucionado, pois há algumas restrições de horários e quantitativo de pessoal, comprometendo o acesso de turistas ao local, que continuará tendo que utilizar a trilha para acesso a comunidade, com algumas exceções dependendo do caso.
 Existe a possibilidade de construção de uma estrada de acesso a comunidade, mas que depende de um projeto do governo federal e de aprovação por parte dos órgãos ambientais.
 Finalizando nosso artigo, convido a todos a conhecer a região e se maravilhar com a beleza rara e exuberante das matas e do mar, praias lindas e um povo altamente receptivo e acolhedor.
Vale a pena conhecer e desfrutar deste ambiente de paz e alegria!

Como chegar:
https://goo.gl/maps/1PZwVUgRmD82



Leonardo Silva
Repórter cidadão Brasileiro