Viva a vida! Relaxe e tire uma férias! Escolha o local:

15 setembro 2016

Politicalhação do Brasil

Saudações queridos internautas !


 
  Iremos abordar este tema por ser tratar de um assunto atual e que mexe com a vida e o futuro de todos nós.   Em pesquisas no Google, não achei este termo na linguagem portuguesa, mas resolvi adaptá-lo para descrever a situação atual da política brasileira. Sabemos que a maioria da população não se interessa por questões políticas e nem possuem formação escolar para isso, pois se trata de um assunto complexo e cheio de dúvidas. Antigamente, ainda tínhamos a disciplina OSPB (organização Social e política brasileira) e a E.M.C (educação moral e cívica), que a geração atual desconhece, bem, mas eram disciplinas importantes para conhecermos a estrutura politica e social de um país.
 Atualmente, temos um modelo de educação no Brasil, principalmente na rede pública de ensino, que desprivilegia o povo que depende destes recursos, tornando o sistema ineficiente e precário, sem investimentos, sem comprometimento do Estado com uma educação pública de qualidade.
 Um povo sem uma educação de qualidade, fica a mercê do desconhecimento politico, econômico e social, tornando-se massa de manobra das mídias dominadoras, de políticos egocêntricos e corruptos e de um sistema arcaico de gestão.
 Para entendermos melhor o que acontece em nosso país e no mundo, precisamos estudar, pesquisar e refletir os acontecimentos atuais em comparação com o desenrolar da história.
 Deixo aqui um link do site Brasilescola: http://brasilescola.uol.com.br/historiab/ , para ler e refletir a evolução histórica do Brasil, para entendermos melhor a situação do país.
 Ao longo da história do Brasil, desde o descobrimento em 1500, por Pedro Alvares Cabral, passando pelo período colonial, pelo período imperial (predominando o sistema de monarquia e não haviam eleições), posteriormente veio o período republicano, em 1889, com a proclamação da república, uma fase importante para nosso país, pois deixamos de ser colonia de exploração dos portugueses para iniciarmos uma história de independência politica e econômica, o Brasil recebe o nome de Estados Unidos do Brasil e posteriormente República Federativa do Brasil.
Nomes que nosso país já possuiu: http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/nomes_do_brasil.htm . Vale a pena conferir!
  Passamos pelo período de governos militares, iniciando em 31 de março de 1964 (Os militares assumem o poder do Brasil) até 15 de janeiro de 1985, quando houve eleições indiretas para presidente, elegendo Tancredo Neves, vindo a falecer posteriormente e assumindo seu vice José Sarney, período de grande turbulência econômica .
  Com a Constituição Federal de 1988, no link: http://www.infoescola.com/direito/constituicao-de-1988/conhecida como a carta magna, um livro onde consta toda as regras de formação e funcionamento do Estado, os direitos e deveres do cidadão, uma lei acima das demais leis, a lei raiz, a partir dela se originaram as demais, sempre em harmonia e em hierarquia.
  Após a promulgação da constituição da República em 1988, veio a primeira eleição direta para Presidente da República, marcando a história com disputa política por duas linhas de pensamento distintos, de "Direita" e de "Esquerda", capitalistas x socialistas, operários x  patrões.
 Vários fatores influenciaram no modelo econômico e politico adotado no Brasil, conflitos internos e externos, 1ª e 2ª Guerra mundial, revoluções, industrialização, influencia de pensadores e filósofos, evolução tecnológica, influencia religiosa, globalização, influencia politica e econômica de outros países, interesses de classes sociais distintas dentro do nosso país {burguesia(patrões)x proletariado (operários)}
 A existência de uma pirâmide de classes sociais sufoca os níveis inferiores e privilegia os que estão no topo, mas no sistema atual de economia que temos, ainda existe possibilidade de ascensão social através do esforço próprio e de investimentos na área de educação e financiamento público e privado.
 Temos, atualmente, um modelo misto de economia, que há espaço para o poder público e o privado, um meio termo entre o capitalismo e o socialismo.
 Desde a primeira eleição presidencial no pós Ditadura militar, tivemos vários governos, conforme link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_presidentes_do_Brasil, alguns de "Direita" e outros de "Esquerda", tivemos dois impeachment, culminando atualmente no exercício do Poder pelo vice-presidente Michel Temer.
  Ao longo da história do Brasil e principalmente neste período republicano tivemos inúmeros escândalos envolvendo políticos e empresários, sendo noticiado em todos os meios de comunicação existentes, gerando desconforto, revolta, desanimo, insatisfação, indignação da população brasileira.
 Instalou-se no país, uma politica de beneficiamento das classes sociais mais pobres, mas ao mesmo tempo favoreceu grupos, sendo enriquecidos com acordos ilegais, usurpando o dinheiro público, criando uma casta de políticos e empresários poderosos , mergulhados em um esquema de corrupção e sujeira.
 A cada dia, assistimos atônitos, notícias nos meios de comunicação como tv, radio, jornais, revistas, redes sociais, como Facebook, wattsapp e outros. Em meio a esta  avalanche de informações, o povo brasileiro demonstrou sua insatisfação, mobilizou-se e foi as ruas com bandeiras, cartazes, cara pintada, panelaço, buzinaço, inúmeras mensagens e posts na internet, demonstrando apoio as autoridades que conduziram o processo de investigação destes corruptores, aguardando ansiosamente a punição exemplar destes verdadeiros criminosos.
 Apesar de tudo, o brasileiro demonstrou sua organização e passividade diante dos fatos, pois tivemos casos isolados de violência e depredação de patrimônio, diferentemente de outros países que quando saem as ruas para protestar, exaltam-se e quebram tudo!

A luta não está totalmente vencida, pois ainda temos políticos e empresários que devem ser punidos pelos seus atos, pois comprometem a imagem do país, o bem-estar do povo, a ordem nacional e ferem os princípios legais.

Outrora, nas vertentes da política nacional, não podemos nos acomodar e entregar o Brasil a própria sorte, em meio a esta "Política de avacalhação", devemos exercer nosso papel de cidadão e escolhermos nossos líderes que conduzirão nosso País, nossos Estados, nossas cidades, a um futuro de vitória, de prosperidade, de nivelamento social e paz.

 O povo pode e deve exercer seu papel coadjuvante do processo legislativo de escolha de seus líderes, com total transparência, legalidade, moralidade e convicção.
 Não podemos e nem devemos escolher (através do voto) pessoas narcisistas, egoístas, egocêntricas, corruptas, imorais, ilegais e outros adjetivos que puderem se relacionar a este tipo de pessoa, pois corremos o risco de vivermos em meio ao caos social, político e moral, deixando o povo a sua própria sorte.
 Não delongando os efeitos catastróficos da falta de interesse político da população e da falta de comprometimento de alguns líderes políticos, fica a mensagem ao cidadão brasileiro que se interesse mais pelo assunto e eleja com clareza e sem interesses pessoais aos nossos líderes políticos!

Um abraço!
Bons estudos!
Boas eleições!
Boas escolhas!
Que Deus abençoe o povo brasileiro!

Leonardo Silva
Repórter cidadão Brasileiro





01 setembro 2016

Apresentação pessoal

Saudações a todos os leitores!

 Meu nome é Leonardo Silva, nasci em 1975, brasileiro, Mineiro e Juiz-forano, sou funcionário público e blogueiro nas horas de folga, formado em gestão imobiliária e em tecnologia em segurança da informação, gosto muito do que faço, mas minha paixão de verdade reside na busca do conhecimento e sua propagação como forma de enriquecimento cultural, social, tecnológico e religioso.
 Criei este Blog com a intenção de compartilhar conhecimentos, experiências e opiniões a cerca de muitos assuntos que iremos debater aqui.
 Não sou o criador do mundo e muito menos o dono da verdade, portanto apresentaremos vários assuntos, discussões, debates e questões diversas, onde colocaremos nosso ponto de vista, teremos um espaço amplo para debates.
 Desejo a todos um bom debate, respeitando a opinião dos outros, o ponto de vista, os comentários, sem ataques, sem palavrões, sem discriminação, respeito as leis e privacidade alheia.
 Um grande abraço e boa leitura!
Que Deus ilumine nossas ideias e debates!

Deixo esta imagem para relaxar e refletir:


Leonardo Silva
Repórter cidadão Brasileiro